Eu, você
e o outro.

Juntos pela INCLUSÃO

A coleção “Eu, você e o outro. Juntos pela INCLUSÃO”, visa a uma reflexão cuidadosa e planejada para ajudar o aluno a construir saberes, conhecimentos e valores a respeito da INCLUSÃO e da DIVERSIDADE, princípios que são úteis para se viver em sociedade.

Por meio de materiais didático-pedagógicos, dialogamos e refletimos sobre como podemos conviver de forma mais respeitosa e igualitária, contribuindo para que todos tenham seu espaço, independentemente de características físicas, raciais, culturais e sociais.

O nosso propósito é que esse projeto seja reconhecido em território local, regional e nacional como ferramenta de inclusão e diversidade, criando e levando processos de aprendizagem inclusivos.

Proposta da coleção

Nosso trabalho passa por dois pilares: educar e sensibilizar em torno do tema Diversidade e Inclusão, aumentando assim a representatividade de grupos minorizados dentro e fora da escola.

...
CONSCIENTIZAR

Falar sobre inclusão para todos, oferecendo protagonismo às pessoas com deficiência.

...
VIVENCIAR

Fomentar ocasiões de convívio inclusivo, mostrando os benefícios que esse processo oferece a todos.

...
CONHECER

Proporcionar momentos de reflexão sobre as transformações históricas, culturais, sociais e políticas.

...
APOIAR

Ser ponte! Construir uma sociedade que atribua o mesmo valor a todos os indivíduos.

Deseja levar nossa coleção para sua escola?

Entre em contato

Conhecendo a coleção

...
Educação
Infantil

Aluno e Professor

Material planejado para conceber ao aluno – como sujeito de direitos – a valorização do seu protagonismo na vida social. O leque de experiências sistematizadas, aqui apresentado, tem como objetivo oportunizar vivências de inúmeros saberes pelas crianças, permitindo a exploração do mundo, a ampliação das relações humanas bem como uma conexão direta com o contexto socioemocional.

Este material é um convite para que, juntos, possamos trilhar um caminho repleto de brincadeiras, histórias, reflexões, negociações, pesquisas, debates, jogos, desafios, produções gráficas, artísticas, atividades individuais e coletivas, abordadas de forma lúdica e prazerosa.

...
Ensino
Fundamental I

Aluno e Professor

Anos Iniciais: cuidadosamente planejado para contribuir na construção de conhecimentos e valores sobre inclusão e diversidade e de extrema importância para a compreensão da vida em sociedade. Portanto propomos diálogos e reflexões sobre como a sociedade pode conviver de forma mais respeitosa e empática.

Todo o conteúdo deste material didático foi organizado a fim de convidar e estimular o aluno para participar de vivências inclusivas de respeito mútuo, de trocas de experiências e expressões do pensamento, para respostas das dúvidas surgidas durante o processo criativo, e de resolver os conflitos aparentes, tomando decisões claras e autônomas. O propósito é que compreendamos e exercitemos atitudes de respeito, empatia, tolerância, cooperação, acolhimento, responsabilidade, solidariedade e justiça, tanto no ambiente escolar como fora dele.

...
Ensino
Fundamental II

Aluno e Professor

Anos Finais: o conteúdo deste material foi elaborado e organizado para estimular a participação e interação inclusiva e de respeito para com o outro, promovendo a troca de experiências, expressão de ideias e reflexões.

O material guia os alunos por um caminho de leituras, reflexões e debates que promovem o protagonismo dos estudantes na construção de conhecimento, por meio de atividades individuais e em grupo, produção de texto e expressão artística.

...
Manual de Aplicação

Educação
Infantil, Fundamental I e II

Além disso, a coleção “Eu, você e o outro. Juntos pela INCLUSÃO” inclui um Manual de Aplicação para cada nível de ensino. Esse material oferece suporte ao trabalho didático-pedagógico realizado pelos professores e pela coordenação escolar, proporcionando sugestões e orientações sobre como aplicar efetivamente a coleção em sala de aula.

Nesses manuais, você encontrará os pilares e os princípios pedagógicos que estruturam a coleção, os pressupostos teórico-metodológicos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Competências Gerais da Educação Básica e a programação anual de conteúdo com sugestão de itinerários para as aulas.