A coleção “Eu, você e o outro. Juntos pela INCLUSÃO”, visa a uma reflexão cuidadosa e planejada para ajudar o aluno a construir saberes, conhecimentos e valores a respeito da INCLUSÃO e da DIVERSIDADE, princípios que são úteis para se viver em sociedade.
Por meio de materiais didático-pedagógicos, dialogamos e refletimos sobre como podemos conviver de forma mais respeitosa e igualitária, contribuindo para que todos tenham seu espaço, independentemente de características físicas, raciais, culturais e sociais.
O nosso propósito é que esse projeto seja reconhecido em território local, regional e nacional como ferramenta de inclusão e diversidade, criando e levando processos de aprendizagem inclusivos.
Nosso trabalho passa por dois pilares: educar e sensibilizar em torno do tema Diversidade e Inclusão, aumentando assim a representatividade de grupos minorizados dentro e fora da escola.
Falar sobre inclusão para todos, oferecendo protagonismo às pessoas com deficiência.
Fomentar ocasiões de convívio inclusivo, mostrando os benefícios que esse processo oferece a todos.
Proporcionar momentos de reflexão sobre as transformações históricas, culturais, sociais e políticas.
Ser ponte! Construir uma sociedade que atribua o mesmo valor a todos os indivíduos.
Quando falamos de diversidade e inclusão, compreendemos que a parte legal seja muito importante para o exercício da cidadania. Nesse sentido, abordaremos conceitos, leis, direitos e deveres, com base nas seguintes leis:
ART. 58. LEI N° 9.394/1996 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL: Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
A Lei brasileira de inclusão é um conjunto de dispositivos legais destinados a assegurar e promover, em igualdade de condições com as demais pessoas, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência.
ART. 55 DA LEI N° 13.146/2015: A acessibilidade é um direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social. LEI N° 10.098/2000: Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
LEI N° 10.436/2002: Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais- Libras. LEI N° 12.527/2011, ART. 8° § 3°, VIII: Adotar as medidas necessárias para garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência.
Empresas com mais de 100 funcionários precisam destinar de 2% a 5% das suas vagas para pessoas com deficiência.
Aluno e Professor
Material planejado para conceber ao aluno – como sujeito de direitos – a valorização do seu protagonismo na vida social. O leque de experiências sistematizadas, aqui apresentado, tem como objetivo oportunizar vivências de inúmeros saberes pelas crianças, permitindo a exploração do mundo, a ampliação das relações humanas bem como uma conexão direta com o contexto socioemocional.
Este material é um convite para que, juntos, possamos trilhar um caminho repleto de brincadeiras, histórias, reflexões, negociações, pesquisas, debates, jogos, desafios, produções gráficas, artísticas, atividades individuais e coletivas, abordadas de forma lúdica e prazerosa.
Aluno e Professor
Anos Iniciais: cuidadosamente planejado para contribuir na construção de conhecimentos e valores sobre inclusão e diversidade e de extrema importância para a compreensão da vida em sociedade. Portanto propomos diálogos e reflexões sobre como a sociedade pode conviver de forma mais respeitosa e empática.
Todo o conteúdo deste material didático foi organizado a fim de convidar e estimular o aluno para participar de vivências inclusivas de respeito mútuo, de trocas de experiências e expressões do pensamento, para respostas das dúvidas surgidas durante o processo criativo, e de resolver os conflitos aparentes, tomando decisões claras e autônomas. O propósito é que compreendamos e exercitemos atitudes de respeito, empatia, tolerância, cooperação, acolhimento, responsabilidade, solidariedade e justiça, tanto no ambiente escolar como fora dele.
Aluno e Professor
Anos Finais: o conteúdo deste material foi elaborado e organizado para estimular a participação e interação inclusiva e de respeito para com o outro, promovendo a troca de experiências, expressão de ideias e reflexões.
O material guia os alunos por um caminho de leituras, reflexões e debates que promovem o protagonismo dos estudantes na construção de conhecimento, por meio de atividades individuais e em grupo, produção de texto e expressão artística.
Educação
Infantil, Fundamental I e II
Além disso, a coleção “Eu, você e o outro. Juntos pela INCLUSÃO” inclui um Manual de Aplicação para cada nível de ensino. Esse material oferece suporte ao trabalho didático-pedagógico realizado pelos professores e pela coordenação escolar, proporcionando sugestões e orientações sobre como aplicar efetivamente a coleção em sala de aula.
Nesses manuais, você encontrará os pilares e os princípios pedagógicos que estruturam a coleção, os pressupostos teórico-metodológicos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Competências Gerais da Educação Básica e a programação anual de conteúdo com sugestão de itinerários para as aulas.