POLÍTICA E ESCOLA.

A escola como cenário de aprendizado político.

02/10/2024 14:22:32

Nesse período em que as eleições municipais se aproximam, recebemos dos nossos educadores perguntas sobre como abordar e tratar essa questão em sala de aula. Durante as eleições, muitos professores promovem simulações de votação e convidam personalidades da sociedade para debates e palestras. Porém, ainda ouvimos muitos professores acreditarem e dizerem que a política não deve ser discutida e que a escola não é um cenário adequado para envolver os alunos. E por que isso acontece? Acreditamos que muitos professores, desacreditados e decepcionados da política atual, preferem não opinar. Além disso, persiste o mito de que a escola não é o lugar de se fazer política.

 

Devemos sempre trazer a vivência democrática para o centro da escola. Mas, antes de tudo, é preciso ensinar aos nossos alunos os conceitos de democracia, ideologia, sociedade e política, partindo de suas próprias vivências e analisando as experiências do cotidiano. Isso inclui a análise de como se organizam a comunidade, o munícipio, o estado e o país, além de explicar o papel dos três poderes e como cada um atua na sociedade. É essencial conscientizar os alunos de que a força emana do povo. É preciso instigar a compreensão sobre os movimentos sociais e a estreita relação com a política partidária, econômica e social.

 

Na Editora Águia, acreditamos que quanto mais a escola estiver alinhada à democracia, e quanto mais falarmos e discutirmos sobre isso no cenário escolar, maiores serão as chances de formamos uma sociedade que luta por seus direitos. Assim, poderemos construir uma geração capaz de cobrar de seus representantes o cumprimento desses direitos, além de exercer seus deveres. 

 

Kalyana Campelo

Diretora Pedagógica da Editora Águia

30.09.2024