4 de Junho: Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão.

A data reforça a importância da proteção integral às crianças, combate à violência e o papel da educação na formação de uma sociedade mais justa e segura.

04/06/2025 09:28:47

Nesta quarta-feira 04 de Junho, é celebrado o Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão, uma data que chama atenção para os diversos tipos de violência sofridos por crianças e adolescentes no mundo inteiro. A data foi criada pela ONU como um alerta para a urgência de combater agressões físicas, psicológicas, sexuais e todo tipo de violação aos direitos da infância.

Apesar de avanços em leis e políticas públicas, milhões de crianças ainda vivem em situação de vulnerabilidade. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990, é o principal instrumento legal de proteção à infância. O ECA garante direitos fundamentais e reconhece crianças e adolescentes como cidadãos em desenvolvimento e que devem ter seus direitos garantidos.

A educação também tem papel essencial nesse processo de proteção. O material “Conceitos e Valores: Da Escola para a Vida”, da Editora Águia, reforça essa abordagem ao trabalhar com temas como respeito, empatia e justiça dentro do ambiente escolar. A proposta é ajudar alunos, professores e famílias a discutirem temas que abordem contextos sociais e que promovam uma convivência mais justa e segura.

Mais do que uma data de denúncia, o 4 de junho é um chamado à ação. Proteger as crianças é uma responsabilidade coletiva e começa com o compromisso diário com a educação, o afeto e os direitos humanos.

E se você precisar de ajuda ou conhecer alguém que precise, Denuncie, disque 100.