No Dia Mundial da Paralisia Cerebral, celebrado anualmente em 6 de outubro, o mundo se une para promover a conscientização sobre os desafios enfrentados por milhões de pessoas com Paralisia Cerebral (PC). Este movimento visa garantir que indivíduos com PC – sejam crianças ou adultos – tenham acesso igualitário aos direitos, oportunidades e recursos necessários para uma vida plena e independente, assim como qualquer outra pessoa na sociedade.
A PC é a deficiência mais comum na infância, caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo.
Apesar de ser complexa e irreversível, crianças com PC podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades:
– 1 em cada 4 crianças não consegue falar;
– 1 em cada 4 não consegue andar;
– 1 em cada 2 tem deficiência intelectual;
– 1 em cada 4 tem epilepsia.
A Editora Águia se orgulha de ser parte ativa dessa luta com a coleção "Eu, Você e o Outro: Juntos pela Inclusão". A coleção, composta por livros que abordam a inclusão de forma sensível e acessível, promovem um olhar mais empático e humano sobre as necessidades das pessoas com deficiências.
Cada ação, cada gesto de empatia e respeito, constrói o caminho para um futuro mais brilhante e acolhedor para todos. Porque, no fim, a verdadeira inclusão é um sonho coletivo, onde todos podem florescer, sem barreiras e com o pleno direito de ser.
Na Editora Águia, acreditamos que, juntos, podemos transformar a realidade de milhares de pessoas, fazendo do amanhã um lugar mais justo, mais acessível e mais humano. E é com esperança que seguimos, lado a lado, com todos que acreditam que a verdadeira inclusão é possível, e que ela começa quando damos as mãos e dizemos: "Estamos juntos".
Fontes:
Dr. Dráuzio Varella
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Cartilha: paralisia cerebral: prevenção